domingo, 26 de julho de 2009

Tem que ficar claro que toda dieta tem que ter indicação médica e que todas têm seu lado bom e suas desvantagens, aqui estão as da Dieta da Sopa:

A dieta da sopa é hipocalórica e apresenta quantidades muito baixas de gordura, carboidratos e proteínas. Apesar de não ter muitos macro-nutrientes a sopa tem alguns micronutrientes provenientes dos legumes, verduras e frutas do cardápio. Estes micronutrientes são vitaminas e minerais que são essenciais para o corpo.

Uma das desvantagens desta dieta para perder peso é a baixa ingestão de cálcio devido ao baixo consumo de produtos lácteos e de leite. O leite é uma das fontes mais importantes de cálcio e é consumido somente em um dia da dieta para perder peso. O cálcio contido nestes alimentos é necessário para uma série de acções do corpo e deve ser consumido diariamente pois o corpo não tem a capacidade de o armazenar.

A ingestão de ferro também está abaixo da dose diária recomendada. Normalmente o ferro está presente nas carnes vermelhas que são pouco consumidas nesta dieta de emagrecimento.

Apesar do cálcio e do ferro estarem presentes em alimentos presentes na sopa (como os vegetais com uma cor verde escura) a sua absorção é muito inferior do que a absorção do leite, derivados do leite ou carnes. Estes micronutrientes são importantes mas uma carência de alguns dias não é muito prejudicial à saúde.

As carnes vermelhas, peixe, peru e frango são ricos em proteínas que fornecem aminoácidos essenciais ao organismo. Estes aminoácidos são necessários para reparar e manter os tecidos celulares e a homeostase do corpo. A dieta da sopa de repolho é muito pobre nestas proteínas e com o cardápio complementar podem haver certas carências.

As queixas frequentes das pessoas que fazem esta dieta são as seguintes: dores de cabeça fortes, fraqueza e cansaço, mau humor e má disposição. Estes efeitos devem-se em parte a um baixo consumo de hidratos de carbono. Os hidratos de carbono são a principal fonte de energia do organismo. Quando não ingerimos o suficiente o corpo vai às reservas de energia, consumindo gordura e músculo. Quando o corpo vai ás reservas de gordura é libertada energia para essas actividades, mas a gordura está cheia de resíduos e impurezas que entram no sangue e causam esses efeitos.

Se você necessitar de fazer trabalho que requer concentração mental ou muito esforço físico deve escolher bem a altura em que faz a dieta para não coincidir com provas e exames ou alturas de muito trabalho.

Quando a dieta da sopa é feita conforme as regras você pode perde peso rápido. Deve ter cuidado quando voltar à sua alimentação normal pois em muitos casos as pessoas voltam a ganhar peso, ficando mais gordas do que antes de começarem o regime de emagrecimento. Isto acontece porque muitas pessoas começam a comer como animais quando acabam a dieta, junto com o facto do metabolismo estar mais lento, absorvendo muito mais gordura quando a pessoa começa a comer como antigamente.

Além dos riscos de saúde que a dieta da sopa traz, ela tem um cardápio pouco variado, tornando tudo monótono e sem graça. É preciso tomar em conta que esta dieta não ajuda a uma reeducação alimentar pois não treina a pessoa a ganhar hábitos alimentares saudáveis que permitam você controlar o seu peso permanentemente. Assim podemos afirmar que dieta da sopa de repolho não é saudável e que mais vale emagrecer de uma forma lenta mas permanente. A educação alimentar, ou antes, a reeducação alimentar deve ser feita e em conjunto com exercício físico.

fonte: dietadasopa.com/perigos-da-dieta-da-sopa/

Tagged: ,

0 comentários: