segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Quinua é o cereal do momento, por isso resolvi esclarecer para vocês os benefícios e mostrar como você pode ter uma dieta saudável e continuar emagrecendo, com esse que atualmente é o novo milagre da culinária.

"A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. “A quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos”, atesta Jaime Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade de Campinas (Unicamp). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. A vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Ao contrário: tem ômega 3, gordura que limpa as artérias." como nos conta a reportagem da revista Boa Forma.

É fonte de proteínas, além de ter mais ferro que os outros cereais, também é ótima fonte de fibras e vitaminas como a C, E e as do Completo B, sendo considerado o mais completo alimento de origem vegetal conhecido.


Um pacote custa cerca de R$15,00, porém os grãos depois de cozidos rendem muito, pois dobram de tamanho e por isso um pacote dá para fazer várias receitas.

Você pode também comprar sementes de quinua e tentar plantá-las...

Tagged: ,

0 comentários: