domingo, 21 de novembro de 2010

Estava lendo o livro Medicina Alternativa e na página 310 eles dão dicas para controlar a obesidade e consequentemente para emagrecer de forma saudável.
Seguem as dicas:

Acúmulo excessivo de gordura no corpo, causado por problemas glandulares, nervosos ou gastrointestinais e por erros alimentares etc. Nas mulheres, o período pós parto e a menopausa favorecem a retenção de gordura pelo organismo.
As pessoas obesas têm constante sensação de fadiga, baixa resistência física e fôlego curto; além disso as rótulas do joelho e a coluna vertebral podem sofrer dano pelo excesso de peso.
Em consequência da obesidade, podem surgir outros problemas de saúde, tais como as complicações cardíacas, doenças do pâncreas, dos rins, da bexiga e dos pulmões.
Quando a obesidade torna-se um problema crônico para o paciente, é necessário que um médico endocrinologista determine a causa da doença e prescreva tratamento adequado.
Porém qualquer pessoa que desejar uma condição física mais saudável, pode tomar alguns cuidados simples e eficazes, para combater a obesidade e manter o peso ideal.

a) Beba água pura e fresca em abundância. A recomendação médica é de 2 litros por dia. A água fará um trabalho de lavagem dos tubos gastrointestinais, desimpedindo-os e facilitando a absorção das substâncias úteis presentes nos alimentos e eliminando o imprestável. Além disso, ela estimulará o trabalho dos rins, que precisam funcionar plenamente para eliminar o excesso de líquidos do organismo.

b) Separe algumas horas do dia, se possível pela manhã, para caminhadas ao ar livre. Além de estimular a eliminação de líquidos através do suor e queimar calorias, as caminhadas estimulam também os intestinos, facilitando a digestão dos alimentos e a eliminação das substâncias inúteis.

c) Evite usar alimentos artificiais, industrializados e processados. Substitua-os por alimentação natural, composta de legumes crus, frutas frescas da época e cereais integrais. Use alimentos DIURÉTICOS e ricos em FIBRAS

d) Coma com moderação mesmo os alimentos saudáveis. Lembre-se de que as coisas boas, quando em excesso, tornam-se prejudiciais.

e) Estabeleça horários regulares para a alimentação. Um adulto sadio necessita apenas de 3 refeições diárias. Entre as refeições, não coma doces, bolos, bombons, salgadinhos etc. Beba apenas água pura e sucos de frutas naturais.

f) Suspenda o uso de café, fumo e bebidas alcoólicas. Estas substâncias abalam o sistema nervoso e criam a ansiedade que leva muitas pessoas a comerem fora de hora.

g) Não use sucos, refrigerantes ou água junto com alimentos sólidos, pois este hábito prejudica a digestão. Evite sobremesas e preparações doces após as refeições compostas de cereais, leguminosas e hortaliças.

h) Use chás digestivos periodicamente.

Algumas dessas dicas devem ser pensadas, pois a maioria dos médicos e nutricionistas hoje em dia acreditam que deve-se fazer refeições de 3 em 3 horas. Não esqueçam, devemos analisar e pensar em tudo antes de seguir somente porque lemos em algum lugar que é bom.

Boa sorte, espero que tenha ajudado.

Tagged:

0 comentários: