quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dieta para ganhar músculos - massa muscular

O primeiro passo para ganhar músculos (massa muscular) ao invés de gordura é comer pequenas quantidades e com maior frequência, num prazo entre duas a três horas, quer dizer, fazer uma média de 6 refeições por dia.

Não podemos esquecer que as dicas que estou dando aqui só se aplicam a pessoas em bom estado de saúde, que não tem problemas hormonais, entre outros. São somente dicas e o ideal é que se procure um especialista para auxiliar.

Não podemos esquecer que a massa muscular 'pesa' e pode ser que você ganhe peso, apesar de não estar 'engordando'.

Mas que tipo de alimentos devemos incluir nessa dieta e não engordar?

Proteínas 

Para quem quer ganhar músculos, é o ítem mais indicado e você pode encontrá-lo nas carnes vermelhas, nos cereais, nos ovos e no leite. Então invista num bom bife, mas sem gordura.

Carboidratos

Arroz, massas, açúcar (o carboidrato se transforma em glicose no organismo) por exemplo. Eles ajudam a manter a água nos músculos. A combinação de proteínas e carboidratos é perfeita para ganhar músculos.

Fibras e Vitaminas 

as fibras ajudam na obtenção do bolo fecal e absorvem o excesso de gordura do organismo. As principais fontes de fibras são entre outros: verduras (couve, repolho, espinafre, almeirão, rúcula, acelga, brócolis, alface) legumes (cenoura, beterraba, mandioca, nabo, rabanete), frutas (laranja, tangerina, poncã, maçã, abacaxi) e grãos (trigo, aveia, centeio, feijão, ervilha, lentilha e fava). As vitaminas A, B, B6, B9, B12, C, D, e E são ótimos exemplos de vitaminas para melhorar o rendimento muscular e podem ser encontradas em quase todos os alimentos, por isso devemos ter uma alimentação bem diversificada.

Gorduras

não deve ficar fora da dieta de quem quer ganhar músculos, mas deve-se ter cuidado com a quantidade e a qualidade das gorduras que você vai ingerir. Prefira as gorduras boas, como o azeite de oliva, as gorduras do peixe e as nozes, por exemplo. Elas ajudam na produção de hormônios, que ajudam a manter os músculos.

Além de se alimentar de forma saudável, para ganhar massa muscular, você deve fazer musculação, claro que acompanhado por um profissional da área, que vai te auxiliar, prescrevendo os exercícios para este fim, pois queremos ganhar músculos e não gordura.

Uma coisa que você NUNCA deve fazer é tomar esteróides! Algumas pessoas iludidas pela promessa de ganho rápido de massa muscular, arriscam sua saúde e muitas vezes até a vida.

Essas foram algumas dicas que consegui para ajudar meus amigos que estão emagrecendo ou já emagreceram e não querem ficar flácidos. Espero ter ajudado e se vocês tiverem outras dicas, deixem nos comentários.


Receba nossas atualizações por Email

Tagged: , ,

0 comentários: